terça-feira, 28 de maio de 2019

Google desativa contas de e-mail criadas por prefeitura americana após ataque

A Google suspendeu uma série de contas no Gmail criadas por oficiais da prefeitura da cidade americana de Baltimore, vítima de um ataque de ransomware que ainda trava muitos de seus sistemas. Serviços básicos à população e também sistemas internos de correio eletrônico foram bloqueados pelo golpe, que aconteceu no dia 7 de maio. Como forma de contornar o problema temporariamente, alguns oficiais criaram caixas gratuitas no serviço da Google para que pudessem continuar trabalhando.

O problema é que a empresa proíbe o uso de soluções gratuitas por parte de organizações e agentes públicos, uma vez que elas são destinadas aos usuários finais, enquanto todos os outros precisam pagar. Com isso, e poucos dias após a criação dos e-mails, mensagens enviadas a serviços como o departamento de saúde, prefeitura e conselheiros municipais começaram a voltar como bloqueadas, em uma interrupção que aconteceu na última quinta-feira (23).

Em nota oficial, entretanto, a Google negou que o impedimento tenha a ver com políticas internas relacionadas a usuários corporativos e afirmou se tratar de uma questão de segurança. De acordo com a empresa, seus sistemas de proteção automáticos detectaram a criação e uso repentino de diversas contas de e-mail ao mesmo tempo e de um único domínio, algo que constitui uma possível tentativa de golpe, e bloqueou o uso. Com o alerta da prefeitura de Baltimore, porém, tudo voltou a funcionar, mas, ainda assim, de forma temporária, uma vez que a administração também deve atender às normas de utilização da plataforma da gigante caso queira continuar com os serviços depois que tudo se resolver.

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A informação foi confirmada pelo gabinete do prefeito Bernard C. Young, que afirmou entender que a Google jamais teve a intenção de impedir os serviços à população de Baltimore. O bloqueio, afirmou o porta-voz Lester Davis, durou cerca de um dia, com as contas sendo fechadas na quinta de manhã e voltando a funcionar na parte da tarde. A informação de que o motivo seria a falta de pagamento e atendimento às diretrizes teria vindo durante as conversas com executivos da gigante, segundo outro representante de administração municipal, James Bentley.

Entre os serviços que permanecem bloqueados pelo ransomware do dia 7 de maio estão os sistemas de pagamento online de contas ou tributos e as plataformas de registros, o que impede, por exemplo, a transferência de propriedades de imóveis na cidade. Contas de e-mail também permanecem fora do ar, enquanto o que se vê nas telas dos funcionários são as mensagens dos hackers exigindo pagamento em bitcoins para liberação.

O FBI está investigando o caso juntamente com o Serviço Secreto, e a prefeitura da cidade acredita que ainda deve levar alguns meses até se recuperar completamente. Não se sabe, por exemplo, se foi um ataque direcionado e qual o vetor de entrada do golpe, que utilizou uma variação de praga conhecida como RobbinHood.

Esta é a segunda vez que uma cidade americana sofre um ataque de tal magnitude. Em 2018, Atlanta foi vítima de uma infecção por ransomware, com muitos dos sistemas permanecendo fora do ar por seis meses até que todos os bancos de dados e plataformas fossem restabelecidos. Quando perguntada se a administração municipal levaria tempo semelhante, entretanto, Baltimore não soube responder, afirmando apenas que seus times forenses e de recuperação trabalham com cautela, checando cada computador e servidor para que não exista risco aos dados dos cidadãos.

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