Nesta terça-feira (28), a Huawei desmentiu as informações que diziam que a empresa iria lançar o seu próprio sistema operacional no mercado já em junho deste ano. Segunda a empresa, os rumores surgiram a partir de uma confusão interna sobre o novo sistema operacional, e a empresa confirmou que não tem nenhum plano de lançar o software em junho.
De acordo Alaa Elshimy, vice-presidente da divisão do Oriente Médio da Huawei, o sistema operacional próprio da empresa já está pronto desde janeiro de 2018, mas ainda não foi lançado no mercado devido à forte relação que a empresa havia construído com a Google e a Microsoft nos últimos anos.
Chamado internamente de HongMeng, o sistema da Huawei foi desenvolvido para ser utilizado em todos os equipamentos da empresa, sejam eles smartphones, tablets, televisores, smartwatches ou até mesmo computadores. De acordo com Elshimy, todos os aplicativos de Android serão compatíveis com o novo sistema, que terá ainda uma loja própria onde se poderá efetuar o download desses aplicativos, e outros.
-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Desde que os Estados Unidos colocaram a Huawei em uma “lista negra” de empresas no dia 20 de maio, muito tem se falado sobre o lançamento oficial desse sistema operacional próprio da Huawei, mas a única informação concreta confirmada pela empresa é a de que o sistema será lançado na China no fim deste ano e mundialmente no primeiro trimestre de 2020.
Ainda que o sistema tenha todas as funções do Android e seja compatível com todos os apps para o sistema operacional da Google, essa mudança deverá ser complicada para os usuários da marca — principalmente aqueles de fora da China. Isso porque já temos exemplos de como lojas de aplicativos Android terceirizadas (como a Amazon App Store) deixam a desejar, com uma oferta de apps muito menor que a Play Store, além de esses apps constantemente estarem desatualizados.
Mas a Huawei tem coisas mais urgentes para se preocupar: ainda que a empresa desenvolva os próprios chips que utiliza em seus celulares, o fato de a ARM ter sido obrigada a cortar relações com a chinesa pode fazer com que ela fique impedida de fabricar qualquer celular, pois seus componente utilizam o design patenteado pela ARM e, caso o acordo seja rompido, ela não poderá fabricá-los sob pena de violação de patente.
Atualmente, uma liminar permite que a Huawei continue operando com as empresas americanas até o dia 19 de agosto, e o presidente Trump já sinalizou que a empresa pode ser parte de um acordo comercial que está sendo firmado entre a China e os Estados Unidos. Mas uma coisa é certa: enquanto isso não for resolvido, o futuro da Huawei no mercado de eletrônicos estará incerto.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Chernobyl ultrapassa GoT e Breaking Bad e se torna a série mais avaliada do IMDB
- Xiaomi | Inauguração de loja oficial no Brasil terá preços especiais
- Vazamento mostra aparência de apps com o modo escuro no iOS 13
- O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (28/05/2019)
- Versão do Android independente da Google existe e está próxima de chegar
Huawei nega boatos e diz que não irá lançar seu sistema operacional em junho Publicado primeiro em https://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário