De acordo com cálculos da ESA, a agência espacial europeia, o asteroide QV89 tem uma chance em 7 mil de atingir a Terra no dia 9 de setembro deste ano. A agência mantém uma lista sempre atualizada com objetos espaciais que têm potencial de colisão, e este que se aproxima de nós agora está no quarto lugar do ranking de “riscos”, sem constar na lista que mostra os objetos com risco mais intenso.
O QV89 mede 40 metros de diâmetro, algo equivalente a duas pistas de boliche no comprimento. A ESA vem monitorando a rota do asteroide e, de acordo com simulações de computador, o objeto provavelmente passará por nós a cerca de 6,7 milhões de quilômetros — ou seja, bastante longe e sem representar nenhum perigo. Ainda assim, existe essa uma chance em 7 mil de que o asteroide nos atinja de qualquer maneira.
O objeto foi descoberto em agosto de 2006 e, na verdade, ele passa pelo quintal espacial da Terra com bastante frequência. Depois dessa passagem de 2019, estima-se que ele voltará a nos sobrevoar em 2032, 2045 e 2062.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- E3 2019 | Todos os horários e o que esperar do maior evento de games do mundo
- Udemy oferece cursos online na área de tecnologia a partir de R$ 19,99
- MENOR PREÇO JÁ REGISTRADO | Moto G7 Power por apenas R$ 849
- E3 2019 | Nintendo ameaça processar internauta conhecido por vazar informações
- Apple libera atualização do iOS 12.3.2 para iPhone 8 Plus
Asteroide tem 1 chance em 7 mil de atingir a Terra em setembro Publicado primeiro em https://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário