segunda-feira, 3 de junho de 2019

Falha de segurança expõe imagens de câmeras Theta

Uma falha de segurança expôs mais de 11 milhões de fotos tiradas por usuários da Theta, uma das principais marcas de câmeras 360 graus do mercado. A brecha estava presente no servidores de cloud computing da Ricoh, fabricante dos dispositivos, que podiam ser acessados livremente e sem senha, permitindo visualizar até mesmo imagens configuradas como privadas ou não listadas pelos clientes.

A descoberta foi feita por dois pesquisadores da vpnMentor, Noam Roten e Ran Locar, que reportaram seus achados à empresa. A Ricoh teria levado, então, cerca de um dia para fechar a abertura, com a divulgação pública da falha não mais representando perigo aos usuários dos aparelhos Theta. Entretanto, não é possível saber se a abertura foi acessada por indivíduos mal-intencionados antes disso.

Além das fotos em si, o acesso ao servidor permitia visualizar legendas e identificadores únicos atribuídos a elas, em uma abertura que foi categorizada como uma grave falha de segurança pelos pesquisadores. A privacidade dos usuários poderia ser quebrada pelo fato de imagens de suas residências, grupos de amigos, eventos de que participou e até mesmo cenas íntimas poderiam ser visualizadas desta maneira.

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Assim como outras fabricantes de câmeras digitais, a Ricoh permitia que seus clientes enviassem imagens diretamente da câmera para a nuvem, de onde elas poderiam ser compartilhadas em redes sociais ou enviadas a contatos. A falha, porém, acontecia a partir dos identificadores de arquivos encontrados no banco de dados, que poderiam ser usados para acesso completo a todos os dados disponíveis no servidor.

Em comunicado, a Ricoh confirmou a existência e também o fechamento da abertura, afirmando que a correção veio apenas horas depois de a empresa ser informada sobre a falha. A companhia não negou nem confirmou que 11 milhões de fotos foram expostas, mas disse que uma exploração da brecha exigia um conhecimento avançado, com o banco de dados não estando disponíveis a usuários comuns.

A fabricante também não disse por quanto tempo a falha esteve disponível. Segundo os pesquisadores responsáveis pela descoberta, o banco de dados aberto foi criado em 1º de abril, mas a falha só foi encontrada por eles em 14 de maio; a ideia, então, é que ela esteve disponível por cerca de um mês e meio. Ainda assim, os especialistas parabenizaram a Ricoh pela atitude rápida para resolver o problema e evitar colocar os usuários em risco.

Os pesquisadores da vpnMentor não baixaram o banco de dados disponível nem exploraram seu conteúdo. Ainda assim, o alerta é para que os usuários de câmeras Theta que usaram o serviço de armazenamento na nuvem tenham cautela quando a uma possível divulgação de imagens indesejadas próprias e de amigos ou familiares, bem como cenas que possam revelar coisas que eles não desejariam que viessem à tona.

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