segunda-feira, 17 de junho de 2019

Vídeo deepfake mostra Jon Snow se desculpando pelo final de Game of Thrones

Um usuário do YouTube nos mostrou um lado mais engraçado da famigerada tecnologia deepfake, utilizada para adicionar contextos e falsificar vídeos na internet por meio da inteligência artificial. Neste caso, o vídeo de pouco menos de um minuto publicado no YouTube nos mostra Jon Snow, um dos protagonistas de Game of Thrones, se desculpando profundamente pela oitava e última temporada da série.

O final de Game of Thrones foi um divisor de águas para os fãs da série: embora tenha rendido alguns elogios a personagens específicos, a temporada como um todo foi amplamente criticada, com fãs e críticos especializados tecendo comentários bem negativos em relação ao roteiro e narrativa que conduziram a última parte da série.

No vídeo abaixo, há diversas linhas de diálogo puxadas para o lado da comédia, como “Eu tenho mais falas nessa temporada: sinto muito por isso” e “quando um copo do Starbucks é o menor dos seus erros, então você sabe que errou muito”. Este último remete ao episódio em que alguém esqueceu um copo da famosa franquia de cafeterias no set de filmagem e ele acabou indo ao ar.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

A tecnologia deepfake foi usada aqui dentro de um contexto de comédia. Entretanto, sua alçada ao conhecimento público se deu por razões mais nefastas: é por meio desse recurso que hackers conseguiram inserir rostos de atrizes e celebridades hollywoodianas em filmes pornô, com um assustador grau de verossimilhança. O vídeo acima contém erros visuais bobos, mas algumas criações de deepfake chegaram a assustar autoridades nos EUA.

Há, porém, quem tenha utilizado do recurso para aprimorar seus próprios negócios: um museu na Flórida utilizou a tecnologia para “ressuscitar” o pintor surrealista Salvador Dalí, para que ele fizesse um tour pelas instalações e obras do local. A produtora de filmes pornô Naughty America já disse ter a intenção de empregar a tecnologia para colocar o rosto de seus assinantes nos vídeos com suas atrizes mais consagradas.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Stanford mostrou até mesmo o emprego de algoritmos para criação de deepfakes que permitissem adicionar afirmações falsas a pessoas em vídeos. Recentemente, porém, duas universidades do estado da Califórnia desenvolveram um algoritmo que promete identificar manipulações em vídeos para a criação de deepfakes, o que promete equilibrar o mau uso da tecnologia em favor de empregos mais favoráveis dela.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:


Vídeo deepfake mostra Jon Snow se desculpando pelo final de Game of Thrones Publicado primeiro em https://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário