A Apple está realmente demitindo 190 funcionários relacionados ao Projeto Titan, seu projeto de carro autônomo. Na semana passada, surgiu um rumor na imprensa internacional afirmando que cerca de 200 funcionários seriam desligados do setor. A empresa agora confirmou o boato em uma carta para o California Employment Development, uma espécie de secretaria de emprego local.
Segundo uma reportagem do San Francisco Chronicle, quem descobriu a carta, as pessoas demitidas são de Santa Clara e Sunnyvale. Elas deixam de trabalhar oficialmente em abril, sendo que 38 são engenheiros de programação, 33 de hardware, 31 de design de produto e 22 de software.
Assim, o cronograma da Apple sobre o Projeto Titan ainda permanece uma incógnita. A empresa está pensando em reestruturar o setor e nega que estaria desistindo da ideia de carros autônomos. Segundo rumores, nem mesmo funcionários de alto escalão da Apple sabem exatamente o que acontecerá com o setor.
A empresa chegou a emitir um documento em que afirma que investiria em outros setores este ano, com iniciativas para inteligência artificial e machine learning. Mesmo assim, neste ano contratou Doug Fiel, que trabalhava como vice-presidente de engenharia da Tesla, para ser o novo líder do Projeto Titan.
Esta é a segunda vez que o setor recebe reestruturações. A primeira foi em 2016, no início do Projeto, quando a Apple desligou parte da equipe e disse tentar se adequar ao mercado e competir de frente com seus concorrentes.
Outro ponto que pode ter afetado o Projeto Titan foi a crise financeira que assolou a empresa no final do último ano. Os iPhone XR, XS e XS Max não tiveram o desempenho esperado em vendas. Além disso, a Apple também teve de enfrentar uma batalha contra a Qualcomm que resultou no banimento de alguns modelos do iPhone da Alemanha e da China, um dos maiores mercados mundiais.
Tudo isso colaborou para que a empresas tivesse um dos piores trimestres da sua história. Este problema também pode ter feito com que a gigante norte-americana resolvesse direcionar recursos para outras áreas.
Apple demite 190 pessoas relacionadas a seu projeto de carros autônomos Publicado primeiro em https://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário