quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

2018 foi o pior ano em vendas de smartphones, exceto para as marcas chinesas

Enquanto grandes nomes da indústria mobile, como Samsung e Apple, viram suas vendas de smartphones caírem no ano passado, o mesmo não pode ser dito para marcar como Huawei, Oppo e Xiaomi. De acordo com dados recentemente divulgados pela IDC, 2018 ficou marcado como o pior ano em vendas de smartphones, com queda de 4,1% em geral — ainda que as marcas chinesas citadas tenham sido uma exceção neste cenário.

A empresa de pesquisas revela que, no geral, 1,4 bilhão de dispositivos foram enviados ao longo do ano passado, com a Samsung permanecendo na liderança com 292,3 milhões celulares vendidos, o que representa uma participação de mercado de 20,8%. Mas, ainda que sejam números impressionantes, houve um declínio de 8% para a sul-coreana em relação aos dados de 2017, quando a empresa vendeu 317,7 milhões de dispositivos.

A Apple aparece no segundo lugar global, tendo vendido 208,8 milhões de aparelhos em 2018, enquanto vendeu 215,8 milhões no ano anterior. Curiosamente, sua participação no mercado aumentou em 0,2%, ficando com o valor de 14,9%.

Agora, quanto às companhias chinesas, há motivos para comemorar: a Huawei pode ser eleita a verdadeira vencedora no que diz respeito a vendas de smartphones em 2018, ultrapassando as 200 milhões de unidades vendidas pela primeira vez (206 milhões, na verdade). Isso representa um aumento de quase 52 milhões de aparelhos em relação a 2017, e a empresa agora tem participação de mercado de 14,7% — coladinha com a Maçã.

Quarto trimestre de 2018

A IDC também divulgou a análise do mercado mobile considerando apenas os dados do último trimestre de 2018, entre os meses de outubro e dezembro. Neste período, a Samsung continua no topo com 70,4 milhões de unidades vendidas e com 18,7% de participação no mercado, seguida pela Apple com 68,4 milhões de aparelhos enviados e com participação de 18,2%. A Huawei permaneceu “na cola” da Maçã, vendendo 60,5 milhões de dispositivos e com 18,1% de participação no mercado — enquanto esse número para a Apple representou uma queda de 11,5% em vendas, o número da Huawei mostra um aumento de quase 44%.

Ainda neste recorte trimestral, a Oppo mostra que está batendo de frente com a Xiaomi. No balanço anual a Xiaomi segue à frente, mas no balanço do último trimestre de 2018 a Oppo distribuiu 29,2 milhões de aparelhos (contra 28,6 da Xiaomi) e viu sua participação no mercado ficar em 7,8% (enquanto a Xiaomi ficou com 7,6%).

O relatório completo pode ser conferido no site da IDC.


2018 foi o pior ano em vendas de smartphones, exceto para as marcas chinesas Publicado primeiro em https://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário