De acordo com um comunicado emitido nesta quarta-feira (30) pela Prefeitura do Rio de Janeiro em conjunto com o Secretário da Polícia Militar do Estado, o Coronel Rogério Figueredo de Lacerda, o RJ irá irá utilizar para o Carnaval um controverso sistema de reconhecimento facial.
De acordo com o comunicado, diversas câmeras de segurança serão instaladas por toda a região de Copacabana, com o intuito de identificar pessoas com mandado de prisão em aberto ou veículos roubados durante as festividades.
De acordo com a polícia, o sistema de reconhecimento facial utilizado será desenvolvido pela Oi, e todas as imagens serão enviadas para um centro de comando onde operadores poderão cruzar as capturas com bancos de dados da polícia e do Detran, permitindo a checagem de antecedentes criminais, veículos roubados e mandados de prisão em aberto.
A Prefeitura garante que o sistema será usado para tornar o Carnaval uma celebração mais segura e atrair turistas para a região, mas alguns jornais internacionais temem que o sistema também seja usado para reprimir práticas homoafetivas durante a festa historicamente inclusiva, já que o governador eleito Wilson Witzel já revelou diversas tendências para a repressão de atos considerados por ele como “não-cristãos”.
Prefeitura do Rio irá usar software de reconhecimento facial durante o Carnaval Publicado primeiro em https://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário