Em seu caminho de expansão internacional e aquisição de parceiros regionais de pagamentos, a PayPal quase bateu as expectativas do mercado no último trimestre de 2018. Nesta quinta-feira (31), a empresa revelou um faturamento total de US$ 4,23 bilhões para o período entre outubro de dezembro do ano passado, citando as aquisições de empresas e o crescimento no mobile como os principais motores desse fluxo.
Os totais foram considerados mornos pelo mercado, mesmo ficando ligeiramente abaixo das expectativas. A perspectiva era de um faturamento de US$ 4,24 bilhões para o último trimestre e US$ 15,46 bilhões para o ano, contra o total divulgado de US$ 4,23 bilhões e US$ 15,45 bilhões, respectivamente. Essa diferença de alguns milhões fez com que a divulgação não empolgasse acionistas, o que levou a uma queda de 4,4% nas ações da empresa fora do pregão desta quinta.
Mesmo com essa morosidade citada, os ventos são bons para a diretoria da PayPal, que viu nas aquisições o grande motor de seu crescimento. 2,9 milhões de novos usuários passaram a usar a plataforma no quarto trimestre de 2018, fruto das compras de serviços como a iZettle e a Hyperwallet, fundamentais na expansão da companhia para fora de seu principal mercado atual, os Estados Unidos.
Outro destaque foi o Venmo, serviço que permite a realização de pagamentos e o envio de dinheiro entre usuários, também adquirido pela PayPal. A companhia enxerga a marca como um dos grandes motores do aumento de 40% no volume total de transações realizadas por meio de celulares e outros dispositivos móveis, com US$ 67 bilhões movimentados dessa maneira, sendo US$ 19 bilhões apenas na plataforma citada.
Na visão geral, o montante também cresceu — o volume de movimentos totais foi de US$ 164 bilhões ao longo de todo o ano de 2018, um aumento de 23%. Somente no quarto trimestre de 2018, a PayPal também viu um crescimento de 28% no total de pagamentos, com US$ 2,9 bilhões movimentados, principalmente, por causa da temporada de compras de final do ano. O valor exclui transferências entre usuários, assinaturas e outros serviços fornecidos pela plataforma.
Para 2019, as parcerias e aumento no engajamento continuam sendo as palavras de ordem para a PayPal. Comentando os resultados, o CEO da empresa, Dan Schulman, evitou falar em novas aquisições, mas frisou que a força das compras recentes deve continuar a gerar frutos para a empresa, que já conta com 267 milhões de usuários em todo o mundo. Para o ano corrente, a ideia é fortalecer o que já funciona e trabalhar em novas estratégias no mercado de pagamentos e comércio eletrônicos, de forma a expandir a liderança.
Mesmo com os resultados considerados mornos, não é como se os investidores não tivessem levado algum dinheiro. A única métrica que ficou acima das expectativas de mercado, também por conta das aquisições que ampliaram o poder de fogo da PayPal, foram os ganhos por ação. Os lucros registraram US$ 0,69 de incremento por cota, contra US$ 0,62 na previsão dos analistas.
Aquisições e foco internacional movimentam resultados financeiros da PayPal Publicado primeiro em https://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário