quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Apple irá retirar ferramenta "Não Rastrear" da próxima versão do Safari

A Apple está preparando uma mudança meio inesperada para a próxima versão do Safari, e irá retirar a opção “Não Rastrear” do navegador.

A descoberta foi feita pelo site 9to5mac, que teve acesso às notas do desenvolvedor da atualização 12.1 do Safari, onde a Apple explica que está removendo o suporte à opção Do Not Track para evitar que a função seja utilizada como uma porta potencial para invasores.

Apesar de, à primeira vista, parecer estranho, a ferramenta “Não Rastrear” não ajudava em praticamente nada a evitar que as atividades do navegador fossem rastreadas. Ao invés de bloquear tentativas de rastreamento, o que a ferramenta fazia era enviar um um sinal para os sites sugerindo que eles não deveriam rastrear o computador que os estava acessando naquele momento, mas nada concreto era feito para impedir esse rastreamento — o que torna essa opção tão segura quanto colocar um adesivo “favor não roubar” no vidro do carro e esperar que ele esteja protegido de qualquer assalto.

Desde 2017, a Apple tem usado uma tecnologia chamada “Intelligent Tracking Prevention”, que utiliza aprendizado de máquina para identificar tentativas de rastreamento e evitar que anunciantes e provedores de redes sociais rastreiem o seu movimento enquanto navega na internet.


Apple irá retirar ferramenta “Não Rastrear” da próxima versão do Safari Publicado primeiro em https://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário