terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Apple paga 500 milhões de euros de impostos atrasados na França

A Apple teve que desembolsar 500 milhões de euros (aproximadamente R$ 2 bilhões) para pagar dez anos de impostos atrasados ao Departamento de Auditoria Nacional e Internacional (DVNI) da França. A União Europeia tem pressionado a companhia americana a pagar seus impostos depois da descoberta de que a empresa se envolveu em diversas fraudes financeiras no continente para reduzir drasticamente sua carga tributária.

“Como empresa multinacional, a Apple é regularmente auditada pelas autoridades fiscais de todo o mundo”, afirmou em comunicado a Apple França, confirmando o pagamento. “A administração tributária francesa concluiu recentemente uma auditoria de vários anos nas contas da empresa, e esses detalhes serão publicados em nossas contas públicas”, completou, sem revelar a quantidade.

O DVNI vem fechando o cerco e negociando o pagamento de tributos do grupo conhecido como GAFAM (Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft). A autoridade tributária já havia negociado um acordo confidencial com a Amazon no ano passado. Em outubro, o próprio Tim Cook, CEO da Apple, esteve em Paris, onde se reuniu com o presidente Emmanuel Macron para discutir, entre outros temas, a tributação das empresas de tecnologia norte-americanas.

Uma legislação adotada recentemente na França permitiu a abertura de processos criminais por fraude fiscal contra grandes empresas de TI. De acordo com o L'Express, a Apple teve um faturamento de 47,7 bilhões de euros na França, mas como a maior parte desse dinheiro era declarada na Irlanda – onde a tributação é mais baixa –, o escritório francês da companhia só declarou receitas de 89,3 milhões de euros e pagou 14,4 milhões de euros em impostos em 2017.


Apple paga 500 milhões de euros de impostos atrasados na França Publicado primeiro em https://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário