segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Microsoft quer mais jogos cross-platform do Xbox para Android, iOS e Switch

Durante a GDC 2019, que acontece entre os dias 18 e 22 de março, a Microsoft pretende estrear uma nova plataforma de desenvolvimento para games multiplataforma. O objetivo é estender os recursos da Xbox Live para jogos de Android, iOS, Nintendo Switch, além, é claro, das plataformas que já o recebem (PC e Xbox).

Atualmente, alguns títulos mobile já possuem suporte a Xbox Live — em especial Minecraft, bastando efetuar login na rede através de aparelhos Android, iOS ou do Nintendo Switch. Fora disso, o suporte Xbox Live é limitado a jogos exclusivos nessas plataformas. Porém, a Microsoft quer expandir o suporte para games cross-platform.

A nova plataforma de desenvolvimento, portanto, permitirá que os desenvolvedores associem as conquistas da Xbox Live, os sistemas sociais e modos multiplayer para jogos criados para Android, iOS e Nintendo Switch. Tudo isso para integrar a comunidade de jogadores à base de usuários da Xbox Live.

As informações vêm do próprio site da GDC 2019, na página da programação do evento, que descreve os futuros planos da Microsoft. Além dos planos de expansão de sua plataforma de desenvolvimento, a companhia também pretende alavancar suas ferramentas PlayFab como parte do pacote, visando simplificar o processo de desenvolvimento para games em múltiplas plataformas.

“A Xbox Live é uma das maiores e mais engajadas comunidades de jogos do planeta, com décadas de experiência no fornecimento de serviços em jogos gerenciados, [voltados] para desenvolvedores que economizam tempo e desbloqueiam todos os recursos sociais e de engajamento que os jogadores adoram”, descreve o site da GDC 2019.

“Agora a Xbox Live está prestes a ficar MUITO maior, partindo de 400 milhões de aparelhos de jogos para alcançar mais de 68 milhões de jogadores ativos e mais de 2 bilhões de dispositivos com o lançamento do nosso novo XDK (Xbox Development Kit) multiplataforma.

Conheça o devkit que permite que os desenvolvedores de jogos conectem os jogadores através do iOS, do Android e do Switch, além do Xbox e de qualquer jogo da Microsoft Store nos PCs com Windows”.

A descrição prossegue explicando que os jogadores poderão levar seus históricos de conquistas em jogos, listas de amigos, grupos e muito mais junto deles para quase todas as telas de dispositivos de jogos. “Isso derrubará as barreiras para desenvolvedores que querem que suas comunidades se misturem mais livremente entre as plataformas”.

Uma grande vitória para a comunidade já havia sido anunciada quando títulos grandes como Fortnite, Minecraft e PUBG ganharam cross-platforming, o que permitiu que os jogadores se conectassem com outros gamers em diferentes plataformas para se divertirem. E a Microsoft, aparentemente, está pronta para levar essa etapa a um novo nível.

Além disso, os serviços de streaming para jogos estão sendo cogitados como uma grande inovação para o mercado de games, o que inclui o Projeto xCloud da própria Microsoft. Às margens disso, a jogada da companhia de Redmond parece ser grande e ousada, com chances de se sobressair em um iminente mercado com diferentes tipos de desenvolvedores experimentando sua nova plataforma de desenvolvimento.


Microsoft quer mais jogos cross-platform do Xbox para Android, iOS e Switch Publicado primeiro em https://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário