segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Modder está trabalhando para introduzir câmera fixa no remake de Resident Evil 2

Ainda que o remake de Resident Evil 2 esteja sendo comemorado por fãs de todo mundo como um dos melhores jogos da franquia e por críticos como um exemplo de remake perfeito que se mantém fiel à obra original ao mesmo tempo que a atualiza para um novo público, há um elemento em específico do jogo que tem gerado polêmica entre os fãs: a câmera.

Enquanto alguns jogadores gostaram da mudança que permitiu que a câmera do jogo pudesse ser controlada, há uma certa parte do fandom que acredita que o jogo poderia ficar ainda mais assustador caso mantivesse a imprevisibilidade do uso de uma câmera fixa como já acontece no original.

Por isso que, já há algumas semanas, o modder Eveloping Sounds tem trabalhado em uma versão de mod que introduzira a câmera fixa ao título. Como é possível ver no vídeo abaixo, isso não é algo impossível, mas exigiria que que mais mudanças além do controle da câmera em si fossem feitas.

O primeiro problema encontrado pelo modder é que o ambiente do jogo não foi desenvolvido pensando-se em uma câmera fixa, e ainda que apenas travar o controle da câmera não seja um problema em boa parte do jogo, ele acaba se tornando um nas áreas mais escuras, onde é necessário usar a lanterna. Como a câmera travada, essas áreas acabam ficando muito escuras e, sem pode mirar o foco da luz para qualquer direção, alguns elementos dela simplesmente não podem ser vistos pelo jogador, o que obriga o modder a introduzir novos pontos de luminosidade pelo mapa para tornar essas áreas um pouco mais iluminadas, permitindo que a navegação com câmera fixa seja feita sem problemas.

Além da lanterna, há um outro problema que impede o modder de simplesmente “travar” a câmera: o sistema de mira. Afinal, os mesmos comandos que servem para ajustar a câmera também são usados para mirar, então deixar essa câmera fixa exigiria que se criasse também um novo sistema de mira que compensaria a falta de mobilidade, já que uma câmera fixa também significa que a posição da arma do jogador também ficará sempre fixa.

Por enquanto, ainda não há nenhuma previsão para quando esse mod ficará pronto ou mesmo se Eveloping Sounds conseguirá completá-lo devido a todas essas inesperadas dificuldades que foram encontradas, mas se ele realmente conseguir terminar o projeto deverá conseguir juras de amor eterno do fandom de Resident Evil.


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