A Tesla está se preparando para apresentar seu próximo veículo ainda neste ano. O Model Y será o segundo SUV compacto da montadora e as expectativas são altas para o novo modelo — a previsão é de uma demanda de produção maior do que a obtida com o Model 3, que somou mais de 300 mil encomendas antes de seu lançamento.
O CEO da Tesla, Elon Musk, diz que o Model Y transformará o processo de fabricação da montadora. A empresa enfrentou problemas no ano passado para atender a grande demanda de seu modelo anterior.
Ainda não há uma data certa para a apresentação do veículo, mas Elon Musk já deu algumas pistas de que ela deve acontecer em breve. Ele inclusive já divulgou uma imagem, que mostra o formato arredondado do capô e a ausência de espelhos retrovisores – o que pode indicar o uso de câmeras de alta geração.
Para além disso, há algumas especulações sobre como o Model Y será; e a qui está tudo o que sabemos sobre ele até agora.
Fabricação na Gigafactory
O Model Y será provavelmente produzido na Gigafactory em Nevada, nos Estados Unidos. Foi o que disse a Tesla em janeiro deste ano. A empresa também indicou que a produção começará no final de 2020.
“Este ano vamos cuidar da parte ferramental do Model Y para conseguirmos volume de produção até 2020”, disse a Tesla na divulgação de resultados financeiros do quarto trimestre de 2018.
O Model Y seria o primeiro automóvel a ser fabricado em Nevada, que concentra a fabricação de baterias e submontagem de peças. A Reuters diz que a Tesla também quer produzir o Model Y em sua fábrica em Shanghai, na China.
Componentes do Model 3
A Tesla confirmou que o Model Y vai compartilhar da mesma plataforma utilizada pelo Model 3. Isso significa que o novo SUV usará cerca de 75% dos componentes do seu antecessor para acelerar o processo de produção e reduzir custos.
Novos recursos
Documentos internos da Tesla obtidos pelo Business Insider indicam que o Model Y acompanhará alguns recursos que não estão presentes no Model 3, como uma terceira fileira de assentos.
Na época, representantes da companhia ressaltaram que as informações não estavam atualizadas, mas algumas acabaram se mostrando bem atuais — como o plano de produzir o veículo na Gigafactory e a notícia de que o Model Y aproveitará componentes do Model 3.
Protótipo aprovado
“Fizemos um progresso significativo no Model Y”, contou Musk durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da companhia. “Recentemente, eu aprovei o protótipo para produção”.
Tesla pode ter revelado parte do Model Y
Em maio, a Tesla publicou um vídeo com uma suposta “prévia” do Model Y. O conteúdo chamado “Tesla 2018” foi parar no perfil da empresa no YouTube e parecia mostrar os planos da Tesla para os próximos anos.
Numa das cenas, o vídeo mostrava um carro branco coberto quase inteiramente por um lençol. É possível ver a parte lateral e traseira do veículo. A Tesla não quis comentar o conteúdo.
Model Y transformará processo de produção
Segundo Musk, o novo SUV da Tesla será um divisor de águas para a produção de veículos.
“Acho que o Model Y será uma revolução para a fabricação”, disse ele. “Será incrível, do ponto de vista industrial. Não queremos passar por essa dor novamente”, completou referindo-se aos problemas de produção do Model 3.
A Tesla aposta forte em um sistema de automação, mas foi a tecnologia que atrasou a fabricação do último lançamento da empresa. Musk afirmou muitas vezes que sua companhia está focada em construir a “máquina que constrói a máquina”, o que basicamente significa um sistema de produção altamente automatizado.
Portas com asas de falcão?
Em outubro de 2015, Musk publicou um tweet sugerindo que o Model Y poderá ter portas com asas de falcão.
Ele respondia à pergunta de um seguidor: “Haverá um Model 3 e um Model Y. Um dos dois terá as asas”. Depois, o CEO apagou o tweet — e o Model 3 foi lançado sem portas com asas de falcão.
Teto solar é uma opção
Em novembro de 2016, Musk disse que a Tesla estava considerando incluir tetos solares como uma opção em seus carros, mas não apontou datas.
Na época, ele também comentou que o recurso era uma opção para o Model 3, que acabou chegando ao mercado sem o teto solar.
400 quilômetros a cada recarga
Nenhuma notícia oficial foi divulgada sobre a autonomia do Model 3 com uma única carga. Mas considerando que o Model X consegue percorrer de 435 quilômetros e o Model 3 faz 425 quilômetros, é possível presumir que o mais novo veículo da Tesla não fique abaixo dos 400 quilômetros por carga recebida.
Mais espaço no bagageiro
O Model X tem assentos espaçosos, mas quando foi lançado pela primeira vez seu bagageiro era um pouco apertado. Isso porque a segunda fileira de assentos não podia ser dobrada.
Em novembro de 2016, porém, a Tesla começou a oferecer uma configuração que permite que os assentos de um Model X de cinco assentos sejam rebatidos. Considerando o problema, é provável que a companhia aumente o espaço de armazenamento do Model Y.
Preço acessível
A Tesla ainda não divulgou preços para o Model Y. No entanto, como já vende um SUV de luxo, o Model X, e quer atingir o mercado de massa, a expectativa é de que o próximo veículo da marca tenha um preço mais competitivo.
Mas há sempre a possibilidade de que a Tesla torne o Model Y apenas uma versão mais barata do Model X, semelhante ao BMW X3, que tem preços a partir de US$ 40 mil.
Tudo o que sabemos sobre o Model Y, próximo SUV da Tesla Publicado primeiro em https://canaltech.com.br
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