O WhatsApp não estava brincando quando anunciou que começaria a banir usuários que instalassem versões não-oficiais do seu aplicativo. A “limpeza” começou nesta semana.
Por enquanto, a empresa está bloqueando as contas temporariamente. De acordo com relatos, o primeiro aviso congela o aplicativo não-oficial por 20 minutos. Um timer é exibido para que o usuário possa acompanhar a passagem do tempo. Além do relógio, uma mensagem diz “Você está temporariamente banido do WhatsApp por violar os Termos de Serviço”.
Depois disso, o aplicativo pode ser reutilizado normalmente. O problema é que o WhatsApp continuará a bloquear a conta – e pelo dobro do tempo. A segunda mensagem congela o uso do aplicativo por 40 minutos, depois 80, 160, 320 e assim sucessivamente até que a versão não-oficial se torne inutilizável.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-
“Se você não mudar para o aplicativo oficial depois de ser banido temporariamente, sua conta poderá ser permanentemente banida do uso do WhatsApp”, diz um post oficial no blog da empresa.
Banned in YoWa @WABetaInfo pic.twitter.com/sjw2W5QzQv
— Hari Mohan (@Harkita04) 30 de abril de 2019
Os aplicativos terceiros mais conhecidos são o GB WhatsApp e WhatsApp Plus. Os usuários são atraídos pela promessa de customização do aplicativo – novas cores, fontes de letra, além da possibilidade de ocultar a foto de perfil e até de enviar arquivos com tamanho grande. Na descrição dos aplicativos, os desenvolvedores dizem que as plataformas também são ideais para quem prefere o Telegram, mas está no WhatsApp pela popularidade do aplicativo.
Procurado pelo Canaltech, o WhatsApp disse que “se preocupa com a segurança dos seus usuários. Para proteger a privacidade e a segurança das suas contas, recomendamos fortemente que os usuários baixem somente o WhatsApp por meio das lojas oficiais de aplicativos ou do nosso site. Continuamos a reforçar nosso monitoramento contra serviços impostores do WhatsApp para ajudar a evitar abusos e manter os usuários seguros”.
Como migrar para o WhatsApp oficial
Se você faz uso de algum aplicativo terceiro, veja a seguir o tutorial elaborado pelo próprio WhatsApp para migrar a sua conta para a versão sancionada pela empresa. Lembrando que, antes de tudo, é necessário aguardar o prazo para o fim do banimento.
1. Clique em “More Options” (“Mais Opções”)
2. Vá até “Chats”/”Conversas” e selecione a opção de backup das mensagens
3. Feche o app e abra o gerenciador de arquivos do seu smartphone
4. Encontre a pasta “GB WhatsApp” e renomeie-a para “WhatsApp”
5. Feche o gerenciador e vá para a Play Store
6. Baixe o aplicativo oficial do WhatsApp
7. Insira seu número de telefone e, posteriormente, o código enviado a você por SMS
8. Quando oferecida, selecione a opção de restaurar um backup
9. O WhatsApp vai procurar a pasta correspondente (que você renomeou anteriormente) em seu gerenciador e fará a restauração das mensagens
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Os 5 melhores filmes de ficção científica disponíveis na Netflix
- A PROMOÇÃO VOLTOU | 2 Smart TVs 4K da Samsung de uma só vez em 10x sem juros
- Equipamentos da Huawei possuíam backdoors escondidos, afirma Vodafone
- Criador fica de fora de aniversário de Minecraft por causa de tweets polêmicos
- Não foi dessa vez: WhatsApp não vai ganhar função de “chamar atenção”
WhatsApp está bloqueando contas de usuários do GB WhatsApp e WhatsApp Plus Publicado primeiro em https://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário