sexta-feira, 5 de abril de 2019

Campanha da Unicef e SaferNet busca conscientizar jovens sobre bullying

O dia 7 de abril celebra uma data importante: Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Por conta disso, a SaferNet e o UNICEF vão lançar para o dia uma campanha de conscientização em Facebook e Instagram sobre o assunto com o foco em adolescentes. A proposta é levantar a #édaminhaconta em ambas as plataformas.

A campanha vai contar com embaixadores mirins como Lorenzo Ravioli, vencedor 1º MasterChef Jr., e a atriz Klara Castanho. A proposta é convidar pessoas a contarem suas histórias de bullying tanto para para envolver os que assistem passivamente ou ignoram situações do tipo, quanto quem sofreu com a ação.

Assim, a campanha tem a proposta de ajudar jovens a identificarem um alvo e informarem a prática como bullying, para deixar de normalizar o processo. “O objetivo é criar uma reflexão, estimulando a empatia e o respeito às diferenças”, afirma Natalia Paiva, gerente de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina. “Construímos inúmeras ferramentas de controle e denúncia ao longo dos últimos anos e vamos continuar trabalhando com especialistas, pais e adolescentes, para dar continuidade à nossa luta contra o bullying, esse projeto é um exemplo disso”, conclui Paiva.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Segundo comunicado do Facebook, a ideia nasceu em fevereiro deste ano, durante reunião do Dia da Internet Segura. No Instagram, a campanha também vai contar com um GIF especial de #édaminhaconta para qualquer pessoa que participar da campanha.

“Considerando que adolescentes e jovens são socializados em ambientes sem fronteiras entre o presencial e o virtual, esta campanha propõe a construção de espaços livres do bullying, com dicas práticas tanto para quem já sofreu, como para quem praticou ou testemunhou a violência. Este é um convite para que adolescentes e jovens usufruam o seu direito à participação e à livre expressão, estabelecendo relacionamentos saudáveis e adquirindo conhecimento e resiliência para lidar com situações que afetam o seu desenvolvimento", diz Gabriela Mora, da UNICEF.

A agenda vai seguir com debates também no Facebook. Durante três dias, especialistas devem discutir o tema com vieses voltados para o adolescentes, os pais e os educadores.

A programação é a seguinte:

8 de abril – 17h

  • “O que fazer se você ou outra pessoa que você conhece são vítimas de bullying?”
  • Participantes: Klara Castanho, Domenica Dias e Lorenzo Ravioli.

9 de abril – 17h

  • “O que fazer se seu filho for alvo de bullying?”
  • Participantes: Marcos Mion, Camila Pimentel (mãe da MC Sophia), Alexandre Amaral (psicólogo) e Gabriela Mora (UNICEF).

10 de abril – 17h

  • “Como abordar temas sobre o bullying de forma efetiva com estudantes?”
  • Participantes: Rodrigo Nejm (SaferNet), Débora Aladim (especialista em educação), Josafá Moreira da Cunha (UFPR) e Rosa Lamana (Secretaria do Estado de São Paulo).

O Facebook também lembra que há um setor de prevenção ao bullying dentro da central de segurança da plataforma. Ele foi criado em conjunto com a Unicef e SaferNet Brasil e traz informações, ferramentas e recursos para ajudar a comunidade, incluindo orientações sobre como iniciar conversas importantes para pessoas que sofrem bullying, para os pais que tiveram um filho que sofreu ou que foi acusado de bullying e para educadores que têm que lidar com essas situações.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:


Campanha da Unicef e SaferNet busca conscientizar jovens sobre bullying Publicado primeiro em https://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário