quinta-feira, 25 de abril de 2019

Códigos indicam que Google pode atualizar Chrome OS com Android Q

O Android Q está em sua fase de testes beta nos smartphones da linha Pixel há pouco mais de um mês, mas, verificando algumas linhas de código do Chrome Gerrit (repositório de código-fonte do Chrome OS), a Google já parece estar querendo trazer essa versão do sistema operacional ao Chrome OS também.

Desde 2016, o Chrome OS tem acesso aos aplicativos Android por meio da Play Store, quando a compatibilidade foi adicionada no Android Nougat. Assim, a gigante das buscas chegou a atualizar a versão do robozinho para o Pie em alguns dispositivos de Chrome OS.

No entanto, considerando que, no passado, o Oreo foi completamente ignorado para alimentar esse sistema operacional, imaginava-se que havia a possibilidade de ocorrer o mesmo com o Android Q e pular diretamente para um futuro Android R. Todavia, uma nova alteração de código, publicada no Chromium Gerrit, mostra que a Google pode estar planejando atualizar o Chrome OS de uma forma mais regular.

-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

No caso, as linhas que evidenciam esses planos seriam os “betty-nyc-arc”, “betty-pi-arc” e “betty-qt-arc”. Mas por que esse códigos são tão importantes? Bem, o 9to5google explica que os desenvolvedores utilizam o termo “betty” quando trabalham no Chrome OS dentro de uma máquina virtual com os aplicativos Android ativados, enquanto o “arc” é a abreviação de “Android Runtime for Chrome”, que, originalmente, era um projeto para permitir que os aplicativos do Android pudessem ser executados no navegador Chrome dos computadores, mas se tornou uma parte exclusiva do Chrome OS.

Com os termos “betty” e “arc” explicados, o site diz que “nyc”, “pi” e “qt” são os codinomes internos do Google para Nougat, Pie e Android Q, respectivamente. Levando em consideração que ambos Nougat e Pie já chegaram ao Chrome OS, é possível supor que a versão Q, que também faz parte desse “combo” de códigos, também está prevista para chegar ao SO.

Mesmo que esse possível plano tenha sido relatado pelo 9to5google, provavelmente demorará um certo tempo até que o Android Q venha de fato para os Chromebooks.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:


Códigos indicam que Google pode atualizar Chrome OS com Android Q Publicado primeiro em https://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário