terça-feira, 2 de abril de 2019

Facebook já testou usar drones do tamanho de pássaros para conexão de internet

As gigantes da tecnologia se interessam por pessoas conectadas. Quanto mais gente com rede, maior é o público que uma rede social, um serviço de streaming ou um buscador pode ter. Por conta disso, algumas companhias, como a Google, criam esforços para tentar levar internet de forma barata para mais e mais pessoas.

O Facebook é uma destas empresas. A companhia tem um braço chamado Internet.Org, voltado para iniciativas para democratização do acesso à internet. Durante os últimos anos, tal parte da empresa já tentou algumas ações como o Free Basics and Express Wi-fi, com internet para mercados de alto crescimento de vendas de smartphones, e o projeto Aquila, em que a companhia usaria grandes drones para criar pontos de wi-fi.

Uma reportagem do Business Insider mostrou nesta segunda-feira (1) que o Facebook também já testou uma terceira iniciativa. Chamada de Catalina, a companhia usou um conjunto de pequenos drones, do tamanho de pardais, para montar uma rede de conexão em uma ilha no sul da Califórnia, homônima ao projeto.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

A principal diferença aqui é que este conjunto de drones não tinha o objetivo de levar internet para a ilha, já que o espaço já contava com conexão. A proposta era ampliar a velocidade das conexões 2G que havia no local, o que poderia permitir uma maior demanda dos usuários por vídeos e fotos.

Pelo que o Business Insider descreve do projeto Catalina, os drones funcionariam como aparelhos para levar dados dos usuários, funcionando como um facilitador de informação entre a conexão em terra e os sistemas de banda larga.

O projeto, segundo o levantamento, foi apenas um testes e, assim como Aquila, não está mais disponível há pelo menos um ano. Contudo, ela mantém não só o Internet.Org ativo, bem como já anunciou que está trabalhando junto com a Airbus para as HAPS, sigla em inglês para plataformas de grande altitude. A proposta é conseguir construir redes em naves que permanecem em baixa órbita para levar internet de alta velocidade para a população em regiões desfavorecidas.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:


Facebook já testou usar drones do tamanho de pássaros para conexão de internet Publicado primeiro em https://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário