quinta-feira, 4 de abril de 2019

Google vai fechar Hub dos Artistas e pede migração para o YouTube

Em mais uma etapa de sua transição para o YouTube Music, a Google anunciou o fechamento do Hub dos Artistas. O espaço permitia que músicos independentes hospedassem músicas e vídeos para reprodução e venda a partir do marketplace Google Play e também do serviço musical antigo da gigante, o Google Play Música.

O fim da ferramenta acontecerá em etapas. Novos cadastros, por exemplo, já não são permitidos, enquanto os artistas que têm acesso à ferramenta somente poderão realizar uploads de conteúdo até o dia 30 de abril. Entretanto, depois dessa data, os materiais não serão mais comercializados pelas ferramentas da companhia, enquanto os últimos pagamentos virão em 31 de maio. Por fim, relatórios e outros dados históricos serão apagados em 31 de julho, quando a plataforma deixa de funcionar completamente.

A Google convida os músicos a trabalharem com o YouTube de agora em diante, caso não o façam. Por meio da plataforma, a empresa oferece serviços especiais aos artistas, envolvendo não apenas o upload de músicas e clipes, como também indicações de shows nas proximidades dos usuários, links para vendas de ingressos e relatórios de desempenho, além de apoio para levar seu trabalho adiante.

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Ainda, ao anunciar o fim do Hub dos Artistas, a Google indicou parceiros que ainda trabalham no ramo da venda de faixas como alternativa para os músicos que quiserem continuar trabalhando desta maneira. A notícia dá a entender que MP3s não serão mais vendidas por meio da Play Store uma vez que a transição para o YouTube Music for encerrada, mas a companhia não deu mais detalhes sobre essa possibilidade.

Não é novidade para ninguém, entretanto, que o streaming é a onda do momento e que o foco da Google, claro, está no uso do riquíssimo acervo do YouTube para proporcionar isso. Os usuários já aderiram, em grande parte, com dúvidas restando apenas quanto às faixas adquiridas anteriormente por meio da Play Store. A especulação, aqui, é que a empresa siga o mesmo caminho dos aplicativos, permitindo o download apenas para quem tem as canções validadas em suas contas, mas, como dito, não existem informações concretas sobre isso.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:


Google vai fechar Hub dos Artistas e pede migração para o YouTube Publicado primeiro em https://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário