Autoridades de defesa do consumidor do Reino Unido anunciaram nesta sexta-feira (5) a abertura de uma investigação sobre as práticas de Nintendo, Microsoft e Sony nas redes online de seus consoles. O inquérito, parte de um trabalho bem maior envolvendo também operadoras de telefonia e internet doméstica, empresas de software e até corretoras de seguro, quer avaliar a clareza dos contratos fornecidos pelas companhias e as mudanças relacionadas a preço e ofertas de games.
Entre os pontos a serem avaliados pela Autoridade de Competição e Mercado do Reino Unido estão os termos de uso do Switch, Xbox One e Playstation 4, no que toca, por exemplo, o número de jogos inclusos em ofertas gratuitas e eventuais mudanças nesse total, além de políticas de preços praticadas para assinantes ou não. O governo britânico também quer entender os processos de reembolso de cada uma das redes e eventuais empecilhos ou normas que permitam ou evitem que os usuários recebam dinheiro de volta por suas compras.
Outro ponto a ser avaliado são os processos de renovação automática e a adesão das empresas a leis locais que regem serviços dessa categoria. O governo quer saber se tais opções estão marcadas por padrão e se as redes seguem normas do Reino Unido, como a que exige que os membros sejam informados claramente, no momento do pagamento, que estão assinando um serviço que se renova automaticamente. Além disso, as empresas são obrigadas a avisar sobre novos ciclos de cobrança com tempo hábil para que o cliente realize as mudanças necessárias ou, então, faça o cancelamento.
-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
De acordo com a organização, ainda não existe nenhum tipo de conclusão sobre as práticas das companhias e, da mesma forma, também não houveram denúncias para início das investigações. Entretanto, isso não significa que elas não possam vir, com as autoridades indicando um endereço de e-mail para que os jogadores britânicos possam enviar queixas e relatos diretamente ao órgão para avaliação e condução do inquérito.
Da mesma forma que pode acontecer com as empresas de outros ramos investigados, as companhias do mercado de jogos também estão sujeitas a multas e outras penalizações caso não estejam cumprindo as normas. É cedo, entretanto, para falar sobre isso, mas qualquer jogador veterano, ao ver exatamente quais são os termos a serem analisados pelas autoridades e o que ela quer avaliar, sabe que todo o inquérito ainda deve dar o que falar.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Motorola libera filtro de chamadas da Google para a família G7 e Motorola One
- Pesquisadores descobrem falha de segurança em celulares da Xiaomi
- Windows 10 não vai mais pressionar usuários para que instalem atualizações
- Ingressos para estreia de Vingadores: Ultimato chegam a custar R$ 38 mil no eBay
- Os melhores apps Android da semana (04/04/2019)
Nintendo, Sony e Microsoft serão investigadas por práticas em suas redes online Publicado primeiro em https://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário