quarta-feira, 27 de março de 2019

Conmebol volta atrás e Libertadores continua exclusiva do Facebook

Após sofrer pressão do Facebook, a Conmebol decidiu manter a exclusividade de transmissão dos jogos da Libertadores na rede social. A empresa teria ameaçado ir à Justiça para fazer valer o acordo assinado entre ela e a entidade no ano passado, depois que circularam na imprensa informações de que a Confederação estaria em conversas com os canais Globo e Fox Sports para voltar a exibir os jogos na televisão.

Por trás do retorno às conversas estariam as reclamações de torcedores dos times que disputam a copa, diante dos problemas envolvidos nas transmissões de quinta à noite pelo Facebook. Longos tempos de carregamento e um funcionamento abaixo do esperado, principalmente em conexões mais modestas, dificultaram a vida dos fãs durante os jogos de seus times, o que teria levado a Conmebol a pensar em oferecer novos jogos para as emissoras de TV aberta e fechada.

Esse retorno envolveria até mesmo o pagamento de uma compensação à rede social pela revisão no acordo, mas, para o Facebook, nada feito. A empresa argumentou que pagou um valor muito alto para obter a exclusividade sobre os jogos e exigiu que o acordo de exclusividade fosse cumprido até 2022, quando chega ao final.

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O aceite também vai contra a ideia da própria confederação, que deseja dar mais visibilidade ao torneio e, por isso, vender pacotes adicionais de partidas a outras emissoras. Em contrapartida, a Conmebol exigiu que o Facebook revisse a parte técnica de suas transmissões, de forma a evitar problemas para os torcedores, algo que a companhia disse já estar fazendo.

Em comunicado, o Facebook disse saber que mudanças desse tipo geram resistência, mas também representam uma mudança no comportamento do consumidor, que busca novas formas de assistir e interagir com o esporte. Além disso, a rede social enalteceu a gratuidade das transmissões e o fato muito mais gente estar tendo acesso a elas por meio da plataforma, com números citados como bastante satisfatórios.

A decisão, entretanto, não teria agradado em nada aos canais de televisão, que já se preparavam para um retorno dos jogos de quinta a noite. Por determinação do Facebook e como parte do contrato de exclusividade, times brasileiros deveriam ser escalados para cinco das seis rodadas deste dia, com clubes como Palmeiras e Flamengo aparecendo nas transmissões da rede social. A distribuição e a transmissão, então, continuam como estão.

Por mais que a rede social tenha confirmado certo atrito e também a manutenção do contrato assinado em 2018, a Conmebol não se manifestou sobre o assunto. Globo e Fox Sports também não emitiram comunicados. Além da Libertadores, o Facebook também tem os direitos de transmissão da Champions League no Brasil.

Leia a matéria no Canaltech.

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